sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mestrado defendido - Professores de Matemática que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino superior


Douglas Marin realizou uma pesquisa sobre o uso de tecnologia informática na disciplina Cálculo Diferencial e Integral por professores de diferentes instituições. O interesse surgiu a partir de sua própria prática, pois é professor de Cálculo numa universidade perto de São Paulo onde mora. Defendeu o mestrado no início de 2009 e continua como docente na universidade.

A foto é do dia da defesa junto com a banca - Profa. Rosana, Douglas, Miriam (eu) e Prof. Arlindo.

abaixo o resumo de sua dissertação que pode ser encontrada na íntegra no site da biblioteca da UNESP.

Esta pesquisa tem a finalidade de compreender como os professores de Cálculo fazem uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) em suas aulas. Os participantes foram professores do ensino superior que utilizam TIC para ensinar Cálculo, que foram localizados pela indicação de colegas, através de listas de discussões eletrônicas, a partir da leitura de teses e dissertações, por indicação de outros participantes da pesquisa e ainda por visitas a instituições de ensino superior. Não se limitou a examinar a questão apenas no âmbito do curso de Matemática, mas abrangeu professores de diferentes cursos que apresentam a disciplina em seu currículo. Os dados foram provenientes de entrevistas e de um formulário preenchido pelos professores. A análise dos dados, que foi guiada pela pergunta “Como os professores de matemática fazem uso da TIC na disciplina de Cálculo?”, possibilitou discutir os seguintes temas: perfil dos professores, estrutura oferecida pelas instituições, planejamento e gestão da aula, vantagens e desvantagens do uso de TIC na sala de aula. As expectativas de contribuição deste trabalho são: apresentar sugestões para o professor do ensino superior a respeito de estratégias no ensino e aprendizagem do Cálculo através da utilização da TIC e constituir-se num referencial para outras pesquisas em Educação Matemática.

Um comentário:

  1. Esta pesquisa tem uma ótima iniciativa.Assim podemos melhorar a qualidade do ensino nas salas de aulas. Sendo que o uso das tecnologias beneficiam o aprendizado. Porque as respostas das suas dúvidas ficam mais fáceis de serem resolvidas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentários