sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mestrado em andamento - Grupos de estudos na elaboração de atividades de geometria dinâmica em uma perspectiva investigativa


Este é meu orientando Guilherme Henrique Gomes da Silva, que iniciou o mestrado em educação matemática aqui na UNESP em março de 2008 após terminar uma especialização em matemática oferecida também aqui pelo departamento de matemática. O Guilherme foi aluno do Juarez que fez o mestrado aqui e estimulou seus alunos lá de São João da Boa Vista a prosseguirem estudos em nível de pós-graduação. Além do mestrado ele dá aulas como professor efetivo na rede estadual e municipal de ensino numa outra cidade. Viaja bastante para fazer tudo isso mas está sempre alegre e animado com a pesquisa.

abaixo um resumo do que trata sua pesquisa

A problemática da pesquisa aqui apresentada está relacionada ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Matemática. Seu foco é analisar as potencialidades do uso de um software de Geometria Dinâmica como uma das possíveis ferramentas para o ensino e aprendizagem de Geometria. Para isso, tem-se como questão diretriz: “Que elementos do trabalho docente podem potencializar o trabalho em ambientes de Geometria Dinâmica numa perspectiva investigativa?”. O objetivo da pesquisa é verificar como um grupo de estudo formado por futuros professores de Matemática se apropria de um software de Geometria Dinâmica de forma a inseri-lo em sua prática docente. Interessa saber quais as potencialidades que o grupo atribuirá ao programa voltado à educação básica. Faz parte dos objetivos conhecer a natureza das dificuldades que surgirão durante os estudos, preparação de atividades e aplicação em sala de aula. Para alcançar os objetivos optou-se em adotar uma metodologia de pesquisa qualitativa, pois se pretende compreender elementos de uma situação que envolve o cotidiano do futuro professor de Matemática, sentimentos, motivações, crenças e atitudes individuais. A expectativa é contribuir para a Educação em aspectos como: formação inicial de professores de Matemática para o uso das novas tecnologias; melhor compreensão sobre o funcionamento de um grupo de estudos; desenvolvimento do próprio software utilizado pelo grupo e desenvolver atividades de geometria dinâmica para uso em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentários