sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mestrado defendido - Contribuições de um grupo de estudos para a formação matemática de professoras que lecionam nas séries iniciais


Apresento a Jucelene Gimenes, que foi aluna da licenciatura em matemática na UNESP de Rio Claro e prosseguiu com o mestrado sob minha orientação. Sua dissertação foi defendida em 2006. Na época ela lecionava matemática para classes de 1a. a 4a. séries numa escola da rede particular pois ela cursou o Magistério antes da faculdade. Atualmente, ela mudou-se com a família para outra cidade onde leciona, como professora efetiva, para classes do ensino fundamental da rede pública de ensino e no curso de Pedagogia da Faculdade Salesiana Dom Bosco. Está iniciando a participação em um grupo de pesquisa na UNICAMP com a perspectiva de um doutorado. Na foto, ela aparece com o Denival que também foi meu orientando e que auxiliou na coleta de dados da pesquisa da Jucelene.

abaixo o resumo de sua pesquisa.

Resumo

Esta dissertação apresenta uma pesquisa norteada pela seguinte pergunta: Quais as contribuições de um grupo de estudo para o professor que busca conhecer “os porquês” de conteúdos matemáticos? Seus dados são provenientes de um grupo constituído por professoras para estudar “os porquês” do sistema de numeração decimal e das operações fundamentais, assuntos que foram escolhidos por elas, pois, segundo seus depoimentos, são conceitos difíceis de ensinar e que mereciam um maior aprofundamento. Os dados foram coletados por meio de filmagem, caderno de campo, entrevistas semi-estruturadas e fichas de acompanhamento. A análise teve como suporte teórico os estudos sobre formação de professores e grupos de estudos. Os resultados nos mostram que as contribuições têm a ver com troca de experiências, segurança, valorização e reflexão sobre a prática que já vem sendo desenvolvida, e principalmente, contribuições em relação às justificativas dos conteúdos matemáticos mencionados. Considera-se que essas contribuições podem refletir positivamente na atuação do professor em sala de aula o que é um dos principais objetivos da pesquisa. Além de trazer subsídios para estudos em diferentes esferas que tratam de formação de professores e, ainda, contribuir para organizações e estruturações de grupos de estudos.


Palavras-chave: Educação Matemática, grupo de estudos, formação continuada de professores, séries iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentários