quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mestrado em andamento - O alcance e a potencialidade do programa RIVED, na visão de professores de matemática


Apresento a Vanessa de Paula Cintra que veio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para Rio Claro no ano de 2008 para cursar disciplinas como aluna especial. Em março de 2009, a Vanessa ingressou como aluna regular de mestrado sob minha orientação. O seu projeto está relacionado com pesquisa desenvolvida em nível de iniciação científica na UFU sob a orientação do meu colega, Professor Arlindo Souza.

Resumo do projeto


O presente projeto de pesquisa possui como objetivo analisar o alcance do Programa Rede Interativa Virtual de Educação - RIVED em um dos pólos das equipes de Matemática participantes deste programa. O RIVED é um projeto governamental que visa a promover e incentivar o uso da informática na educação por meio da produção de módulos educacionais na forma de Objetos de Aprendizagem - OA. O foco da pesquisa será um estudo de caso do pólo da cidade de Uberlândia – MG, município onde está instalada a equipe de Matemática do RIVED da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, e contará com informações oriundas deste pólo. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores de Matemática da Rede Pública e com os alunos que participaram ou que atualmente participam deste programa. Também será feita uma caracterização do material produzido e disponibilizado pelo RIVED, analisando a produção dos demais pólos participantes do Programa RIVED através de um levantamento e análise dos conteúdos abordados pelos Objetos de Aprendizagem de Matemática disponíveis.


Palavras-chave: Educação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC. Políticas Públicas. RIVED (MEC/SEED). Objetos de Aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentários