terça-feira, 21 de julho de 2009

Brincadeiras, explorações e ações

Lançado um novo livro do Professor Rui Madsen pela editora autentica, que traz várias sugestões para atividades recreativas envolvendo o pensamento matemático. São várias curiosidades que usualmente não levamos para a aula de matemática. Acho que é uma forma prazerosa de envolver o aluno com a matemática.
É claro que a ansiedade é tão grande para cumprir o currículo pois são tantas as cobranças, que fica difícil encontrar espaço para isso nas aulas. Mas quem sabe uma vez a cada 15 dias introduzir algo desse tipo. E é claro que com um pouco de tempo para planejar é possível relacionar com o conteúdo da proposta curricular e perceber que essa brincadeira é muito séria e produtiva. Serão dois volumes. Já está lançado o primeiro volume intitulado CONEXÕES E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - brincadeiras, explorações e ações.

vejam a sintese abaixo

Ruy Madsen Barbosa apresenta, na série O Professor de Matemática em Ação, obras inovadoras sobre recreações matemáticas e material pedagógico para a sala de aula e para a formação do professor de matemática. O primeiro volume se inicia com uma preparação do raciocínio lógico para, na sua segunda parte, fornecer farto material sobre coloração de polígonos e poliedros, especialmente cubos. Em seguida, ele brinda o leitor com recreações de algarismos e números, em um interessante movimento de “descoberta passo a passo”. Por fim, há no volume I divisão de figuras, redes de pontos e jogo dos isolamentos. No segundo volume, os professores encontrarão um amplo estudo do material pedagógico “triângulos companheiros” relacionado com as modernas peças de Penrose. O autor dedica atenção especial à sucessão de Fibonacci nos aspectos matemáticos e naqueles relacionados à natureza e à sua ubiquidade; às suas aplicações curiosas a triângulos 5-congruentes não congruentes e às ternas pitagóricas, além de contemplar as decomposições de quadrados em quadrados fibonacianos. A segunda parte trata de poliminós, poliamondes, polihexes e policubos. O volume II trata, ainda, dos problemas de balanças e dos pesos aferidos. Com essas publicações, o autor ultrapassa 30 livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentários