domingo, 7 de junho de 2009

LIVROS

*************************************************

Postagagem em 28 de junho de 2009

Tecnologias para a Educação Inclusiva

Editora Avercamp

De Darcy Raiça (Organizadoras)

Angela Salgado de A. Sandim
Cláudia Prioste
João Vilhete Viegas d’Abreu
José Armando Valente
José Manuel Moran
Maria de Fátima Garcia
Maria Elisabette Brisola Brito Prado
Maria Rosilene Sabino Dinato
Mônica Gardelli Franco
Odete Sidericoudes
Roberto Sussumu Wataya
Vicente Gosciola

Este livro apresenta um panorama de grandes desafios enfrentados por educadores na atualidade: a inclusão escolar e social e o uso de tecnologias. Educar, neste terceiro milênio, envolve assumir os desafios de estimular os alunos no desenvolvimento de competências pertinentes ao contexto global. Dentre as múltiplas competências exigidas, podemos destacar as habilidades de convivência e a capacidade de explorar e transformar os conhecimentos socialmente construídos, colocando-os em prática.

As novas tecnologias descortinam um universo de conhecimentos que circulam na sociedade, ampliando a diversidade de experiências e interações, facilitando assim o processo de inclusão. No entanto, para que isso ocorra, cada vez mais se torna importante a formação de profissionais flexíveis, imbuídos do desejo de se manterem atualizados acerca dos mecanismos culturais e tecnológicos contemporâneos. E sem deixar de valorizar a diversidade, a postura ética e humanística da relação pedagógica.

O livro sistematiza estudos inovadores de professores e pesquisadores voltados às emergentes questões da Inclusão e da Tecnologia da Informação e Comunicação. Visa a oferecer subsídios teóricos e práticos aos estudantes e profissionais do campo da educação, da tecnologia e áreas afins. Destina-se, sobretudo, àqueles que de alguma forma estão envolvidos com a educação e a inclusão social, e que buscam na tecnologia um apoio para a concretização e o sucesso de suas intervenções. Portanto, esta obra pode ser considerada um referencial aos gestores e coordenadores de instituições educacionais e sociais, aos formadores de professores, aos docentes que atuam em diversos níveis educacionais e aos alunos de licenciatura e cursos de especialização.

Sumário

1 Tecnologia e Educação Inclusiva, 19
Darcy Raiça
Educação e Inclusão, 21
Caminhos da Tecnologia, 25
Educação e Tecnologia, 27
O Uso da Tecnologia na Educação Inclusiva, 29
Referências Bibliográficas, 33

2 As Muitas Inclusões Necessárias na Educação, 35
José Manuel Moran
Educação: Inclusão como Direito e Menos como Negócio, 35
Inclusão Digital na Educação, 37
Inclusão da Sociedade na Educação, 38
Inclusão de Bons Professores, 39
Inclusão Afetiva na Relação Pedagógica, 42
Inclusão de Currículos mais Flexíveis, 46
Inclusão de Bons Gestores, 47
Tecnologias para a Inclusão dos Deficientes, 50
Conclusão, 52
Referências Bibliográficas, 54

3 Os Princípios da Informática na Educação e o Papel do Professor: uma Abordagem Inclusiva, 55
Maria Elisabette Brisola Brito Prado
Um Pouco da História, 55
O Papel do Professor no Contexto da Informática na Educação, 63
Referências Bibliográficas, 65

4 Os Diferentes Letramentos como Expansão da Inclusão Digital: Explorando os Potenciais Educacionais das Tecnologias da Informação e Comunicação, 67
José Armando Valente
Introdução, 67
As Diferentes Funções que as TIC Desempenham como Meio Educacional, 69
Os Diferentes Letramentos, 73
O Uso das TIC na Educação, 76
O Curso de Aperfeiçoamento “Aprendizagem: Formas Alternativas de Atendimento”, 79
Conclusão, 80
Referências Bibliográficas, 81

5 Realidades Permeáveis e a Inclusão na Cultura Digital: do Cinema ao ARG, 85
Vicente Gosciola
Realidades Permeáveis, 86
Realidades Permeáveis de Comunicação e Educação, 89
Do Cinema ao ARG: Possibilidades de Aplicação da Realidade Permeável em Comunicação e Educação, 90
O Futuro para as Realidades Permeáveis Diante dos Desafios Educacionais, 92
Referências Bibliográficas, 93

6 Ambiente de Robótica Pedagógica para Inclusão de Pessoas com Deficiência, 95
João Vilhete Viegas d’Abreu e Maria de Fátima Garcia
Introdução, 95
Autonomia, 97
Desenvolvimento de Dispositivos Robóticos para Pessoas com Deficiência, 100
Conclusão, 109
Referências Bibliográficas, 110

7 Inclusão Digital de Jovens e Adultos Não Alfabetizados: um Compromisso Histórico, um Dever Ético, 111
Mônica Gardelli Franco
Alfabetização: um Compromisso Histórico, 112
A Globalização da Inclusão ou Exclusão?, 114
Por Que Inclusão Digital de Adultos Não Alfabetizados?, 115
O Que Paulo Freire nos Diria sobre a Inclusão Digital de Adultos Não Alfabetizados?, 120
Algumas Experiências de Uso das Tecnologias na Alfabetização de Jovens e Adultos, 122
Conclusão, 126
Referências Bibliográficas, 127

8 A Tecnologia como Instrumento para a Inserção de Jovens ao Mundo do Trabalho e sua Integração Social, 129
Odete Sidericoudes
Contextualização, 129
Programa para o Futuro, 131
Metodologia de Trabalho, 132
Projetos de Trabalho como Estratégia Pedagógica, 132
Processo de Formação do Docente, 135
Conclusão, 136
Referências Bibliográficas, 137

9 Alfabetização Digital dos Deficientes Visuais: um Relato de Experiência, 139
Roberto Sussumu Wataya
O Deficiente Visual e o Direito à Educação, 140
Projeto @lfabetização Digit@l do Deficiente Visual, 143
A Experiência, 144
Referências Bibliográficas, 150

10 Internet e Problemas na Aprendizagem, 153
Cláudia Prioste
Interfaces da Rede na Hipermodernidade, 154
Aprendizagem e Inibição Intelectual, 160
Caso: Rafael, 162
Conclusão, 164
Referências Bibliográficas, 166

11 O Fio da Meada: Tecendo Oportunidades, 169
Angela Salgado de A. Sandim e Maria Rosilene Sabino Dinato
Convivência e Confiança por meio da Mediação: uma Meta de Possível Alcance, 170
A Inclusão como Parte de um Tecido em Construção... O Professor Mediador na Educação Inclusiva, 172
O Perfil do Professor Mediador no Contexto da Educação Inclusiva, 173
Professor Mediador: o Tear Necessário para o Tecido Surgir, 174
Estender os Fios e Ampliar o Tecido, 177
Conclusão, 179

Referências Bibliográficas, 179



*******************************************************************************

Bridging the Knowledge Divide Educational Technology for Development

Edited by:
Stewart Marshall, The University of the West Indies
Wanjira Kinuthia, Georgia State University
Wallace Taylor, The University of the West Indies


Published 2009

In many international settings, developing economies are in danger of declining as the digital divide becomes the knowledge divide. This decline attacks the very fabric of cohesion and purpose for these regional societies delivering increased social, health, economic and sustainability problems. The examples in this book will provide leaders, policy developers, researchers, students and community with successful strategies and principles of ICT use in education to address these needs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentários