Tecnologia da informação e comunicação para compor cenários de aprendizagem matemática baseados na investigação
A pesquisa aqui proposta se insere na região de inquérito sobre o uso de tecnologia de informação e comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem da Matemática. Tem como objetivo analisar o processo de construção de ambientes de aprendizagem da matemática que tirem vantagens do uso de computadores, internet ou calculadoras. Interessa-me analisar as possibilidades de integrar essa tecnologia na criação de ambientes que privilegiem uma atitude investigativa por parte do professor e aluno levando-se em conta as propostas curriculares para as escolas públicas.
São duas as questões norteadoras:
1) Que conteúdos matemáticos podem ser trabalhados e como essa escolha se relaciona com a tecnologia utilizada?
2) Que elementos do trabalho docente devem ser considerados de forma a potencializar o uso de TIC num paradigma investigativo?
A pesquisa contará com a participação de professores de matemática do ensino fundamental e médio. Envolverá alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica e será conduzida a partir de entrevistas e materiais produzidos por grupos de professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentários